Notebook com Windows 7 para um DBA

Fala PessoAll,

Creio que muita gente está pensando e vivendo um grande dilema: Migro ou não para o Windows 7.

Comprei uma máquina nova, um Dell Vostro 1320, como todas as máquinas recentes eu tinha direito ao upgrade gratuito do Vista para o Windows 7, e claro eu decidi arriscar instalar o 7 pra ver como sairia no ambiente de trabalho, enfim no dia a dia de um DBA.

Meio receioso… com o CD do XP Professional do lado, para que em caso de problemas, não perdesse tempo, iniciei a instalação.

Primeira coisa: Particionar o HD, claro… C: e D:, arquivos todos no D: e S.O no C: em caso de problemas… Formata apenas o C:, instala o S.O novo e tá tudo certo!

Para este passo, evitando quebrar cabeça, pesquisei alguém que já tivesse feito algo e achei um vídeo no Youtube que explicava direitinho como fazer. O vídeo é Como Formatar um Computador e instalar o Windows 7. Claro que eu já tinha uma noção boa, mas usando Windows XP… o vídeo serve só pra conferir se não tem nenhuma particularidade, e não tem!

Pronto… Windows 7 Ultimate instalado! Rodando 100%

Agora vem o desafio, instalar o Oracle!

Pesquisei em alguns sites, e confirmei que existe uma versão do Oracle para Windows Vista e que funciona no Windows 7. Como todo e qualquer download de produtos Oracle, fui até o OTN (http://otn.oracle.com) e dei uma pesquisada nas versões disponíveis do Database, e encontrei a tal versão para Vista, que pode ser encontrada no link: Oracle 10g para Windows Vista e 2k8, depois do download, fiz a instalação! Ele deu um erro dizendo que o S.O não era homologado para aquela versão do Oracle. Solução: Marcar o checkbox dizendo que tá sabendo, mas quer instalar assim mesmo! Pronto. Instalado, Oracle no ar, rodando, sem problema algum! Já dei shutdown/startup pra ver se ia subir numa boa, e até então tudo certo!

Depois disso vem as nossas queridas ferramentas! Tão importantes no nosso dia a dia!

Até então estão instaladas e funcionando normalmente:

– PL/SQL Developer (FrontEnd Oracle)
– Toad (FrontEnd Oracle)
– UltraEdit (Editor poderoso de Texto)
– UltraVNC (Irmão do VNC fee e mais poderodo)
– One Studio (Ferramenta de controle de solicitações)
– Putty (Ferramenta de conexões com ambientes Unix)

Tudo isso funcionando normalmente, como se fosse o bom e velho XP, só que muito mais rápido e muito mais bonito!

As demais atividades que precisamos fazer como DBA, podemos conectar via Terminal Server e fazer sem problemas, como sempre fizemos! No mais, está tudo certo! Rodando, funcionando e aprovado!

Estou agora desfrutando da novidade, como diria Jessier Quirino: “Eu ando é na frente, feito bengala de cego!”

Abraço a todos.

Atc.
Gerson Júnior
gerson.vasconcelos@gmail.com

2 ideias sobre “Notebook com Windows 7 para um DBA

  1. Drica

    Bom dia Gerson…
    Adorei a sua página e aprendo muito com suas dicas. Estou querendo instalar o W7 ultimate, mas estou com receio também. A versão do Windows Vista é Home Base 32Bits. Será que a versão do Oracle que você citou acima vai funcionar, sendo que o é 32bits? Já baixei alguns versões e não funcionou.

    Obrigada e parabéns!
    Drica.

    Responder
  2. Drica

    Ops, só mais uma coisinha…
    Como uso o vista, tem algumas ferramentas do oracle q não funcionam de jeito nenhum. O Toad é uma delas. Sei de alguns colegas que usam o SO de 64Bits e vai na boa. Será que é por isto?

    Obrigada!
    Drica.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *